quinta-feira, 30 de junho de 2011

Meditação Andando, Parte 5 - Série Thich Nhat Hanh


MEDITAÇÃO ANDANDO
GUIA PARA A PAZ INTERIOR
de THICH NHAT HANH,
Editora Vozes, 1991.
5 - Caminhando sobre a Terra Pura.

Se eu tivesse poderes sobrenaturais, poderia levá-lo para uma visita à Terra Pura de Buda Amitabha, ou até o Reino de Deus, se você for Cristão. Estou certo de que tudo lá seria lindo e agradável. Mas como seriam seus passos lá? Você tem certeza de que seus passos não demonstrariam as preocupações e mágoas que trouxe deste mundo, desta Samsara?

Se, ao pisar a Terra Pura, você estiver carregando suas mágoas e preocupações, você a tornará menos pura. Para merecer a Terra Pura, você tem que ser capaz de dar seus passos tranquilamente, livre de ansiedade, aqui e agora, nesta samsárica terra.

1. Terra Pura - é uma expressão metafórica para o mundo da verdade e pureza revelado pela Iluminação. A doutrina central das seitas do budismo da Terra Pura é: todos os que evocam o nome de Amida com sinceridade e confiança na graça salvadora de um voto renascerão em uma Terra Pura de paz e bem-aventurança.

2. Amitabha - Buda da Infinita Luz e/ou Vida. Figura central do budismo da Terra Pura, largamente reverenciado por seus praticantes.

3. Samsara - O mundo da relatividade e transformação: porque todos os fenômenos, incluindo nossos pensamentos e sentimentos, passam incessantemente de acordo com a lei da causalidade. Samsara ou "nascimento e morte", pode ser comparado com as ondas do oceano. O crescer de uma onda é um "nascimento" e o quebrar desta onda é uma "morte".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...